Academia do Líquor | LCR
Fundada em 2020, pelo professor João Batista Costa Neto e pelo expert em mídias digitais Renato Augusto Costa.
Iniciou seus trabalhos em março, com o primeiro conteúdo de apresentação postado no Youtube e Instagram.
É uma empresa pautada na ética e com conteúdos baseados na medicina atual, focada em evidências científicas reais para divulgação do exame de líquor.
O que é o líquor?
O líquor, líquido cefalorraquidiano ou LCR, é um líquido produzido na sua grande maioria por células especializadas do sistema nervoso central (SNC) e tem como função a proteção, nutrição e principalmente defesa.
É considerado material nobre e se torna uma das ferramentas mais importantes na área do neurodiagnóstico, sendo possível ser requisitada pelo médico em mais de 70% das etiologias neurológicas para apoio diagnóstico, como por exemplo em meningites, esclerose múltipla e até na demência de Alzheimer, também pode ser utilizado por análises especializadas na identificação das patologias.
Todos os laboratórios do Brasil sabem “analisar o líquor” ?
Não. Hoje, sabidamente, poucos laboratórios no Brasil trabalham profissionalmente com líquor e realizam o exame do líquor de maneira segura e precisa.
E porque eu afirmo isso?
Apenas 5% dos laboratórios do Brasil tem controle de qualidade externa para garantir a qualidade do teste.
A grande maioria dos laboratórios realiza “análise do líquor” com pouquíssima ou sem nenhum conhecimento em Liquorologia Laboratorial.
Isso é um erro?
Sim e não. Culturalmente no Brasil não há o ensino correto sobre as técnicas e fluxos para o verdadeiro apoio laboratorial nas graduações de saúde e em cursos de especialização.
Os avanços dos apoios diagnósticos vêm crescendo a cada dia, e o processo de desenvolvimento para raciocínio clínico também. Sendo assim, é necessário que os profissionais que atuem em análises clínicas, cumpram o seu papel de atuar interdisciplinarmente apoiando as melhores técnicas para suportes diagnósticos mais assertivos e resolutivos.
Dentre as especialidades em forte evolução, a liquorologia laboratorial vem crescendo a cada dia, pois com a evolução laboratorial, o avanço da expectativa de vida, novas terapias e a integração nas várias frentes da neurologia, surgem como circunstâncias vitais para decisões médicas, muitas vezes entre a vida e a morte, assim se espera que o profissional de laboratório absorva esse espírito e aplique seus conhecimentos para ajudar cada vez mais.
O Liquorologista Laboratorial é o protagonista de uma maiores oportunidades na área laboratorial, atuando na análise do líquido cefalorraquidiano (líquor), na interpretação e na sinergia dos exames de imagem, como: a ressonância magnética, para as especialidades da neurologia, infectologia, geriatria, hematologia, oncologia, pediatria, neuro intensivismo, urgência e emergência, no apoio diagnóstico de meningites, encefalites, doenças auto imunes, cânceres em geral, sangramentos cerebrais, até no diagnóstico diferencial das demências, como por exemplo na doença de Alzheimer.
Portanto, estamos aqui para ajudá-los a se tornarem profissionais capacitados para o exame do líquor.
Qual o método de ensino e o
diferencial da Academia do Líquor?
O ensino da Liquorologia Laboratorial no Brasil ainda é pouco divulgado, e somos a empresa pioneira na área.
Nosso ensinamentos são de nível profissionalizante e pautadas em 4 pilares:
-
Citologia do LCR e exames de bancada
Glicose, proteína, etc…
-
Clínica Laboratorial
Relações dos sinais, sintomas e resultados dos exames
-
Exames de Imagem
Ressonância magnética e tomografia computadorizada aplicadas às evidências laboratoriais dos resultados do líquor
-
Reibergramas
Técnica pioneira de avaliação do biocomportamento e bioassinatura de patologias NÃO evidenciadas por outras técnicas
Desenvolvida, patenteada e divulgada pelo Prof. João Batista Costa Neto.